Hoje na Economia – 15/06/2022

Hoje na Economia – 15/06/2022

Cenário Internacional

Nos EUA, o índice de inflação ao produtor de maio divulgado ontem avançou 0,8% M/M, em linha com o esperado pelo mercado, enquanto o núcleo do índice apresentou alta de 0,5% M/M, marginalmente abaixo da expectativa de alta de 0,6% M/M. Apesar da ausência de surpresas, o número cheio acelerou em relação à variação de abril, e a difusão se manteve elevada, com altas em diversos pontos da cadeia produtiva, levando a crença de que o pico da inflação nos EUA ficou para trás continuar perdendo força.

Os dados de China divulgados nessa madrugada foram melhores que esperado. Produção industrial próxima ao nível  antes do lockdown. Dado corrobora a ponta otimista de crescimento chinês (próximo a 4%).

Hoje, os mercados globais estarão atentos à divulgação de importantes dados de atividade nos EUA (vendas no varejo, confiança do construtor e Empire Manufacturing) e à decisão de política monetária do FOMC.

 

Cenário Nacional

O volume de serviços, divulgado ontem, cresceu 0,2% M/M em abril, abaixo da projeção mediana do mercado (0,5%).  Mesmo com a leve surpresa para baixo na margem, o dado não deve provocar revisões significativas nas projeções de crescimento da atividade no trimestre, mas inibe maior otimismo.

Para hoje, o foco da agenda doméstica é na reunião do COPOM, que deve elevar a SELIC em 50 pb, para 13,25% ao ano, conforme amplamente esperado pelo mercado. A expectativa da SulAmérica Investimentos é que, no comunicado, o Banco Central não se comprometa com os próximos passos na condução da política monetária, deixando a porta aberta para a reunião de agosto, e coloque em seu balanço de riscos a incerteza fiscal adicional criada pelos projetos de redução dos preços dos combustíveis.

Topo