Hoje na Economia – 07/07/2022

Hoje na Economia – 07/07/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o ISM de serviços surpreendeu positivamente as expectativas do mercado, ficando em 55,3 ante projeção de 54, mas desacelerou marginalmente em relação ao dado anterior (55,9). Na composição do número, houve queda no componente de emprego, enquanto a surpresa positiva foi puxada pelo componente de produção. O índice JOLTS também excedeu a expectativa, mostrando o mercado de trabalho americano ainda forte. Foram abertas 11.254.000 vagas em maio, com revisão para cima no dado anterior.

A ata do FOMC manteve o tom hawkish, em linha com os discursos dos membros do FED. O documento ressaltou a preocupação com a escalada inflacionária e explicitamente com a desancoragem das expectativas, o que pode tenderia a levar a política monetária em terreno ainda mais restritivo. Em termos de sinalização, a ata prevê alta de 50 ou 75 pb na próxima reunião. Vale a ressalva, porém, que a ata está um pouco datada, pois informações relevantes foram divulgadas posteriormente a reunião do Fed. Assim, os mercados estarão especialmente atentos aos discursos dos diretores.

Para hoje, a agenda contempla a divulgação da balança comercial de maio nos EUA, a produção industrial na Alemanha e discursos de Bullard e Waller, do FED.

Economia Nacional

Ontem, a agenda local não trouxe maiores destaques em termos de dados ou de noticiário associado ao front político. A expectativa é de que a PEC dos Auxílios, com custo total estimado em R$41 bilhões, seja votada hoje na Câmara sem alterações no texto original. Pelo lado dos preços dos combustíveis, a queda na margem do preço do petróleo tornou as defasagens dos preços internos da gasolina e do diesel negativas – apontando pequeno espaço pra corte, segundo a Abicom.

As pesquisas eleitorais do Poder 360 e da Quaest divulgadas ontem não apresentaram novidades importantes em relação às anteriores, mas corroboraram a visão de fechamento do gap entre Lula e Bolsonaro. Será relevante monitorar o impacto do pacote de auxílios nas pesquisas à frente.

Destaque da agenda econômica hoje é a divulgação do IGP-DI de junho, que deve avançar 0,63% M/M na estimativa da SulAmérica Investimentos.

Topo