Hoje na Economia – 13/07/2022

Hoje na Economia – 13/07/2022

Economia Internacional

Ontem, o noticiário global não trouxe maiores destaques adicionais e os mercados mantiveram estabilidade, ainda refletindo os riscos associados à situação energética na Europa, o risco de recessão global e à questão dos novos casos de Covid-19 na China, o que tem pressionado commodities para baixo e impactado as moedas emergentes, em especial as latino-americanas.

A despeito do sentimento de aversão a risco, os dados de inflação e atividade da Europa divulgados na madrugada foram relativamente positivos. A produção industrial na Zona do Euro superou a expectativa (0,3%) e cresceu 0,8% M/M em maio. Vale a ressalva, porém, que o dado ainda não incorpora o agravamento do problema energético observado nos últimos dias, por isso deve ser um ponto de atenção para os inventidores à frente. Na Alemanha, a inflação ao consumidor de junho subiu 0,1% M/M, em linha com o esperado.

Hoje, o grande destaque da agenda externa é a inflação ao consumidor nos EUA, que deve subir 1,1% de acordo com a expectativa mediana do mercado, chegando a 8,8% A/A. Os mercados também estarão atentos ao núcleo que exclui alimentação e energia, que segue pressionado e para o qual o mercado estima alta de 0,5% M/M. À tarde, será divulgado o Livro Bege do Fed.

Economia Nacional

O volume de serviços, divulgado ontem, avançou 0,9% M/M em maio, acima da expectativa do mercado (0,2%). Na comparação ano contra ano, o crescimento foi de 9,2%. O dado contou com alta disseminada, com destaque aos serviços prestados às famílias e aos serviços de transportes. A surpresa positiva corrobora a perspectiva de boa tração da atividade no 2º trimestre, em linha com o que os demais dados de atividade e de mercado de trabalho vêm apontando, e confirma o viés altista nas projeções do PIB de 2022.

A PEC dos Auxílios foi aprovada com facilidade em 1º turno ontem na Câmara, com 393 votos a favor e 14 votos contrários, conforme amplamente esperado. A votação dos destaques, no entanto, foi suspensa em função de problemas técnicos e deve ser retomada hoje.

Hoje, a agenda contempla a divulgação do número de vendas no varejo de maio, para o qual o mercado espera avanço de 1% M/M.

Topo