Hoje da Economia – 22/04/2019

Hoje da Economia – 22/04/2019

Edição 2238

22/04/2019

Em um dia sem grandes novidades, em que os mercados da Europa permanecem fechados por conta do feriado de Pascoa, o destaque fica por conta da forte alta observada nas cotações do petróleo. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciará hoje que o governo americano irá retirar a partir de 2 de maio a isenção dada a oito países na compra de petróleo iraniano. A isenção foi concedida em novembro para que as nações tivessem tempo de encontrar fontes alternativas de importação de petróleo. Nesta manhã, o contrato futuro do petróleo tipo WTI para junho subia 2,23%, sendo cotado a US$ 65,43/barril.

Na Ásia, mercados de ações fecharam sem direção única, influenciados pela baixa liquidez. Na China, bolsas fecharam com quedas significativas. O índice Xangai Composto recuou 1,70% no pregão desta segunda-feira. Os mercados acionários chineses foram pressionados por notícias de que os EUA devem implementar medidas para avançar em sua estratégia para levar a zero as exportações do óleo do Irã. Ademais, o órgão decisório do Partido Comunista da China falou pela primeira vez sobre especulação imobiliária, provocando fortes quedas em ações do setor. O governo chinês está empenhado em impulsionar a desalavancagem estrutural, buscando evitar especulações no mercado imobiliário, sugerindo que a atenção pode estar voltada aos riscos da dívida que qualquer nova medida de estímulo possa criar. No Japão, o índice Nikkei registrou alta de 0,58% em Tóquio, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi subiu 0,13%. Hong Kong mercados permaneceram fechados por conta de feriado.

Na Europa, não haverá pregão nesta segunda-feira, por conta da continuidade do feriado da Pascoa.

No mercado americano, os futuros do Dow Jones, do S&P 500 e Nasdaq, todos operam em baixa no momento, apontando para uma abertura em queda para o mercado acionário de Nova York. Investidor mostra-se na defensiva diante do início de uma semana que prevê a divulgação do PIB americano no 1º trimestre, a divulgação de importantes balanços de empresas de tecnologia e a crescente ameaça de impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump, com base no relatório do procurador Robert Mueller, que ganhou força no dia de hoje. No momento, o Dow Jones futuro cai 0,22%; o S&P 500 recua 0,24%; o Nasdaq tem queda de 0,26%.O juro pago pelo Treasury de 10 anos sobe 0,35% nesta manhã, situando-se em 2,5686% ao ano, a mais alta desde março. O índice DXY flutua em torno da estabilidade, mostrando a estabilidade da moeda americana frente às principais moedas.

Mercados domésticos devem operar com baixa liquidez, diante da continuidade do feriado da Pascoa que mantém fechados importantes mercados, como também pela fraca agenda econômica prevista para hoje. Os investidores, no entanto, estarão atentos aos desdobramentos da ameaça de greve por parte dos caminhoneiros, como pela votação da reforma da Previdência na CCJ, prevista para amanhã.

Topo