Hoje na Economia – 17/03/2025

Hoje na Economia – 17/03/2025

Cenário Internacional

O presidente Donald Trump sancionou no sábado uma lei de financiamento provisório de seis meses, evitando um shutdown do governo. Já no âmbito geopolítico, o presidente anunciou que conversará com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira visando um cessar-fogo entre o país e a Ucrânia. 

Na China, o governo divulgou um relatório detalhado das promessas de estímulo feitas no começo do mês, mostrando mais convicção de que tomarão medidas para impulsionar o consumo e sustentar os mercados.

Na agenda de hoje, às 9h30 serão divulgados nos Estados Unidos as vendas no varejo de fevereiro e o índice Empire Manufacturing de março.

 

Cenário Brasil

No sábado, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) divulgou uma nota informando que a votação do PLOA seria adiada para o dia 4 de abril, por conta da viagem dos presidentes do Senado e da Câmara ao Japão, entre os dias 24 e 27 de março. No entanto, algumas horas mais tarde, o colegiado voltou atrás e confirmou o calendário inicial previsto para esta semana, com votação na CMO na terça e em plenário na quarta.

Para além do orçamento, o governo também deve encaminhar ao Congresso amanhã o projeto que trata da reforma do Imposto de Renda, com ampliação da faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil, informação confirmada pelo presidente Lula na sexta-feira.

Na agenda de hoje, o Relatório Focus foi divulgado, demonstrando aumento nas expectativas em 2026 e 2028, e estabilidade para 2027. Para 2025, as expectativas de inflação recuaram de 5,68 para 5,66.

Topo