Hoje na Economia 11/05/2018

Hoje na Economia 11/05/2018

Edição 2010

11/05/2018

Os indicadores de inflação ao consumidor, divulgados ontem nos EUA, vieram abaixo do esperado pelos analistas, diminuindo os temores quanto à intensificação da alta dos juros, levando o mercado a precificar, novamente, um ritmo de normalização monetária semelhante ao projetado pelo Fed.

O índice DXY, que acompanha o valor do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, encontra-se estável (+0,03%), nesta manhã, após a forte queda durante o dia de ontem. O juro pago pela Treasury de 10 se manteve abaixo de 3% ao ano, encontrando-se em 2,948%, recuando 0,43%, no momento. Os índices futuros de ações da bolsa de Nova York operam com altas moderadas: o futuro do Dow Jones sobe 0,16%; do S&P 500 avança 0,12%; o Nasdaq, por sua vez, opera estável. Na agenda econômica, será divulgado o índice preliminar da confiança do consumidor apurado pela Universidade de Michigan, que deve recuar para 98,3 em maio de 98,8 registrados em abril.

Na Ásia, a diminuição das preocupações com possível aceleração da alta dos juros nos EUA levou os índices acionários da região a performar a melhor semana dos últimos três meses. O índice MSCI Asia Pacific fechou o pregão com valorização de 1,0%. Em Tóquio, o índice Nikkei teve valorização de 1,16%, a maior em três semanas e meia. Não apenas a menor preocupação com os juros americanos motivaram os investidores, mas também as ações de empresas que divulgaram balanços favoráveis, como a Suzuki e Panasonic. Em Hong Kong, o Hang Seng fechou o dia subindo 1,02%, enquanto o Kospi avançou 0,55% em Seul e o Taiex apresentou ganho de 0,92% em Taiwan. Na China, por outro lado, as bolsas operaram na contramão da região, aguardando por novidades nas negociações comerciais com os EUA. O índice Xangai Composto terminou o dia com queda de 0,35%. No mercado de moedas, o dólar é negociado a 109,28 ienes, recuando ante a cotação de 109,43 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, boa parte das bolsas de ações opera no vermelho. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, iniciou o dia em alta, mas perdeu força ao longo do pregão, registrando discreta queda (-0,06%), no momento. Em Londres, o índice FTSE100 flutua em torno da estabilidade; o CAC 40 recua 0,37% em Paris; o DAX de Frankfurt perde 0,35%. O euro é negociado a US$ 1,1934, com alta de 0,16%.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta moderada na manhã desta sexta-feira, após os fortes ganhos apurados na semana em resposta à decisão dos EUA em abandonar o acordo nuclear com o Irã. Neste momento, o futuro do petróleo tipo WTI para entrega em junho é negociado a US$ 71,40/barril, com valorização de 0,21%.

A Bovespa pode dar prosseguimento à trajetória de alta, impulsionada pelos papeis da Petrobras, favorecidos pelo avanço das cotações do petróleo, bem como pelas perspectivas positivas que cercam a cessão onerosa. Para os juros, foco na divulgação das vendas do comércio varejista nacional em abril, pelo IBGE. No conceito restrito, o volume de vendas deve ter crescido 0,2% na comparação mensal e 5,5% em relação a igual mês de 2017.

Topo