Hoje na Economia – 29/04/2025

Hoje na Economia – 29/04/2025

Cenário Internacional

Trump deve anunciar medidas para mitigar o impacto de suas tarifas sobre o setor automotivo, aliviando taxas impostas a peças estrangeiras utilizadas em veículos produzidos nos EUA.

No Canadá, as projeções apontam para vitória do Partido Liberal, liderado pelo primeiro-ministro Mark Carney, mas sem maioria na Câmara dos Comuns, exigindo negociação com outros partidos para aprovar legislações.

Na Zona do Euro, as expectativas de inflação dos consumidores subiram de 2,6% para 2,9% para 1 ano e de 2,4% para 2,5% para 3 anos.

Nos EUA, serão divulgados às 11h o JOLTS de março (exp. 7.500k) e a confiança do consumidor do Conference Board de abril (exp. 88,0).

 

Cenário Brasil

Segundo o noticiário, apesar do desgaste de Carlos Lupi, Lula não vê, por ora, motivos suficientes para sua saída, cenário que só mudaria diante de novos fatos que o liguem diretamente às investigações no INSS.

No campo fiscal, Hugo Motta afirmou que a reforma do Imposto de Renda deve ir a plenário apenas no segundo semestre, após o recesso legislativo, e que ainda não há definição sobre o formato da compensação fiscal.

A Folha informa que o governo prepara um decreto com mudanças no vale-refeição e vale-alimentação.

Na agenda de hoje, o IGP-M avançou 0,24% M/M em abril, acima das expectativas do mercado (-0,07%) e da projeção da SulAmérica Investimentos (-0,03%). O IPA-Agro subiu 1,57% M/M, com destaque para milho e tomate, itens que seguem pressionando o IPCA de alimentação. O IPA-Industrial recuou 0,39%, desacelerando frente a março (-1,37%), com destaque novamente para o minério de ferro (-1,83%). Já o INCC avançou 0,59%, com alta generalizada entre os grupos.

Topo