Hoje na Economia – 21/05/2025
Cenário Internacional
A CNN noticiou que os EUA obtiveram informações de inteligência indicando que Israel se prepara para atacar instalações nucleares do Irã. A matéria cita que ainda não está claro às autoridades americanas se os líderes israelenses tomaram uma decisão final sobre o ataque, mas que, caso ocorra, representaria uma ruptura com Trump e poderia desencadear um conflito regional no Oriente Médio.
Na agenda internacional de dados, no Reino Unido, o CPI subiu 1,2% M/M e 3,5% A/A em abril, com o núcleo avançando 3,8% A/A.
Cenário Brasil
Ontem, o presidente Lula afirmou que o governo anunciará um programa de crédito para a reforma de casas, além de outras três políticas públicas. Sobre a primeira, disse que será voltada a pessoas que não utilizam o Minha Casa, Minha Vida, permitindo que tenham acesso a crédito bancário com o juro mais barato possível.
O Broadcast reportou que o novo Vale Gás será restrito pelo Planalto, contemplando cerca de 16 milhões de famílias, em vez das 22 milhões anunciadas em fevereiro. A ampliação dos recursos para o programa deve ser tratada apenas na discussão do orçamento de 2026, mantendo o valor atual previsto na LOA de 2024, cerca de R$ 3,5 bilhões.
A Folha de S.Paulo informou que o governo planeja incluir, na nova previsão de receitas para 2025, os ganhos com o leilão de petróleo excedente do pré-sal, o que ajudaria a aliviar a restrição orçamentária. Já o Valor Econômico destaca que a fila do INSS dobrou de requerimentos em um ano, o que pode pressionar ainda mais as contas públicas no segundo semestre.
Por fim, o governo tenta reduzir o embargo chinês às importações de carne de frango brasileira, imposto após o caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. O ministro Carlos Fávaro também defendeu a criação de um fundo nacional para indenizar produtores rurais afetados por emergências sanitárias.
A agenda do dia está esvaziada.