Hoje na Economia – 29/05/2025
Cenário Internacional
Ontem, a Corte de Comércio dos EUA suspendeu a maior parte das tarifas impostas por Trump, ao afirmar que o presidente invocou de forma indevida um estado de emergência para justificá-las. A decisão, no entanto, não afeta as tarifas sobre aço, alumínio e automóveis.
Ainda ontem, Elon Musk anunciou sua saída do governo americano.
Na agenda de dados, foi divulgada a segunda estimativa do PIB dos EUA no primeiro trimestre, revisada de -0,3% para -0,2%.
Hoje, às 11h, serão publicados os dados de vendas de casas pendentes de abril.
Cenário Brasil
Ontem à noite, o ministro Fernando Haddad se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado para discutir o decreto de aumento do IOF. Após o encontro, Hugo Motta afirmou em sua rede social que relatou ao governo que o ambiente na Câmara é favorável à derrubada do decreto. Assim, a equipe econômica terá 10 dias para apresentar um plano alternativo ao aumento do imposto.
Para compensar o recuo no IOF sobre aplicações de fundos de investimentos no exterior, a equipe econômica pretende resgatar R$ 1,4 bilhão de fundos garantidores, sendo a maior parte do Fundo de Garantia de Operações (FGO), administrado pelo Banco do Brasil.
O presidente Lula confirmou que lançará nesta sexta-feira o programa “Mais Especialistas” e que, em breve, será anunciado um programa para a reforma de casas. Ele também mencionou a possibilidade de criar uma linha de crédito para financiar motos a entregadores de comida.
Na agenda de dados, o IGP-M de maio recuou -0,49%, resultado acima das projeções da SulAmérica Investimentos e do consenso de mercado. Já a PNAD apontou taxa de desemprego de 6,6% no trimestre encerrado em abril, abaixo da mediana do mercado de 6,9%.
Hoje, às 14h30, será divulgado o resultado primário do governo central.