Hoje na Economia – 16/06/2025
Cenário Internacional
O conflito entre Israel e Irã continuou no fim de semana. Israel bombardeou alvos militares e nucleares iranianos, enquanto o Irã respondeu com mísseis e drones.
Na China, as vendas no varejo cresceram 6,4% A/A em maio, e a produção industrial avançou 6,3% A/A. Os investimentos em ativos fixos subiram 3,7% A/A. A taxa de desemprego caiu de 5,1% para 5,0%, enquanto os preços de casas novas recuaram 0,22% M/M e os de usadas, 0,50% M/M.
Nos EUA, às 9h30, será divulgado o Empire Manufacturing de junho.
Cenário Brasil
No sábado, o presidente Lula se reuniu com Hugo Motta e ministros para discutir a agenda econômica. Segundo a imprensa, o Congresso está insatisfeito com o aumento da carga tributária sem cortes de gastos e pela demora na execução das emendas parlamentares.
O jornal O Globo reporta que, na Câmara, o ambiente é desfavorável ao avanço da MP que substitui o IOF. A estratégia deve ser adiar a votação, aumentando o risco de perda de validade da medida.
No cenário político, O Globo também relatou que Jair Bolsonaro vê na eleição de Tarcísio de Freitas sua melhor chance ao Planalto, caso seja condenado pelo STF.
O Relatório Focus mostrou recuo nas expectativas de inflação para 2025, de 5,44% para 5,25%. A projeção do PIB também foi ajustada, de 2,18% para 2,20%.
Ainda hoje, será divulgado o IBC-Br de abril, com expectativa de alta de 0,1% M/M e 2,35% A/A.