Hoje na Economia – 18/06/2025

Hoje na Economia – 18/06/2025

Cenário Internacional

Ontem, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que deve se reunir com a China novamente em três semanas para discutir mais sobre os acordos comerciais entre os países. 

Na agenda de dados internacionais, o Japão registrou uma queda de 9,1% M/M em abril nas encomendas de máquinas. Na Zona do Euro, a inflação de maio permaneceu estável M/M, com índice cheio em 1,9% anualmente e o núcleo em 2,3% anualmente, confirmando a leitura preliminar. No Reino Unido, o CPI de maio variou 0,2% M/M e 3,4% A/A, enquanto o núcleo ficou em 3,5% A/A, alinhado às expectativas.

Ainda hoje, nos Estados Unidos, às 09h30 serão divulgados os dados semanais de seguro-desemprego. Às 15hrs será divulgado a decisão de política monetária do Fomc, com a SulAmérica Investimentos e o mercado esperando por uma manutenção das taxas de juros.

 

Cenário Brasil

Ontem, o Congresso derrubou vetos presidenciais. Entre eles, estão o marco das eólicas offshore, pontos da reforma tributária que previam a taxação de fundos de investimento e trechos que dificultavam o acesso ao BPC.

Ainda ontem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez a leitura do requerimento de instalação da CPMI do INSS. Conforme relatado ontem, a presidência deve ficar com o senador Omar Aziz (PSD), enquanto a relatoria deve ser entregue a um deputado com perfil mais ao centro.

Hoje à noite, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgará sua decisão sobre a taxa Selic. O mercado está dividido entre a manutenção da taxa em 14,75% e um aumento de 25 pontos-base. A SulAmérica Investimentos, por sua vez, projeta que a taxa será mantida.

Topo