Hoje na Economia – 20/06/2025

Hoje na Economia – 20/06/2025

Cenário Internacional

Donald Trump informou que irá tomar a decisão sobre atacar ou não o Irã dentro das próximas duas semanas e que novas negociações com o país podem acontecer em um futuro próximo.

O presidente dos EUA também assinou uma ordem executiva que prorroga por mais 90 dias o prazo para que o TikTok encontre um comprador, a fim de evitar que o aplicativo seja banido nos Estados Unidos.

Na agenda internacional de dados, o Banco Central da Inglaterra manteve os juros parados em 4,25%, em uma decisão dividida. As vendas no varejo de maio recuaram 2,7% M/M e 1,3% A/A. No Japão, o CPI de maio registrou 3,5% A/A, com núcleo em 3,7% A/A. Na China, ficaram mantidas as taxas de juros de referência de 1 e 5 anos, em linha com a expectativa do mercado. 

Ainda hoje, nos EUA, será divulgado o índice de atividade do Fed Filadélfia, às 9h30. Na Zona do Euro às 11h, será publicada a prévia da confiança do consumidor de junho.

 

Cenário Brasil

Na última quarta-feira à noite, o Copom aumentou a Selic em 25 pontos-base. O comitê indicou que, se o cenário atual se mantiver, o ciclo de alta será interrompido. Assim, a taxa Selic deve permanecer nos níveis atuais por um período mais longo.

No âmbito político, o Estadão informou que o governo vai propor ao Congresso a inclusão do Pé-de-Meia no Orçamento em 2025 cortando outros gastos no lugar, e que a intenção é que o Ministério da Educação identifique alguma despesa já contabilizada no piso da educação para ser cancelada. 

Já o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, disse que o ministério está trabalhando com o Congresso para apresentar um projeto para cortar 10% de forma linear nos benefícios fiscais. 

Por fim, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que apesar da alta recente na cotação do petróleo, ressaltou que o preço da gasolina não será alterado por enquanto.

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo