Hoje na Economia – 24/06/2025
Cenário Internacional
Na noite de ontem, o presidente Donald Trump anunciou um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. Já nessa manhã, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo, anunciando que detectou novos ataques iranianos, levando o governo a retaliar com bombardeios em Teerã. As informações de um ataque a Israel após a entrada em vigor do cessar-fogo foram negadas pela mídia estatal iraniana.
Na agenda internacional de dados, o índice IFO da Alemanha de junho foi divulgado, marcando 88,4 pontos. Ainda hoje nos Estados Unidos, a agenda inclui a divulgação da conta corrente, às 9h30, os preços de imóveis, às 10h, enquanto, às 11h, serão publicados os dados do Richmond Fed e da Confiança do Consumidor do Conference Board.
Cenário Brasil
O destaque de hoje foi a divulgação da ata do Copom, que reforçou a incerteza do cenário internacional, e constatou surpresas baixistas de inflação no curto prazo, embora destaque que para a convergência da meta no horizonte relevante seja necessária uma política monetária contracionista por um período bastante prolongado.
No campo político, destaque para a divulgação da Paraná Pesquisas, em que no primeiro turno Jair Bolsonaro aparece com 37,2% das intenções de voto, enquanto Lula com 32,8%. Na disputa contra Michelle, caso ela seja escolhida para substituir o marido, que está inelegível, o petista tem 33,5% contra 30,2% da ex-primeira-dama.
Ontem, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a equipe econômica deve apresentar um novo arcabouço para rever os benefícios fiscais vigentes no país ainda nesta semana ao Congresso e que, quanto mais setores forem alcançados no corte linear de 10%, mais eficiente será a medida.