Hoje na Economia – 25/06/2025
Cenário Internacional
Segundo a imprensa americana, um relatório de inteligência indicou que o bombardeio às instalações nucleares do Irã não foi tão efetivo, atrasando o programa nuclear por apenas seis meses.
Na agenda internacional de dados, no Japão, o PPI de maio avançou 3,3% A/A, acima da expectativa de 3,1%. Nos EUA, será divulgada às 11h a venda de imóveis novos, no mesmo horário do discurso de Jerome Powell no Senado.
Cenário Brasil
Ontem, o presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou que o PDL que susta o decreto do IOF será pautado nesta quarta-feira. Também devem ser votadas as MPs do Fundo Social (MP 1291) e do crédito consignado privado (MP 1292), além do PL que isenta do IR quem ganha até dois salários-mínimos (PL 2692/25).
Ainda ontem, a MP do Fundo Social foi aprovada e passou a incorporar o texto do projeto 2632/25, que autoriza o leilão de petróleo em áreas adjacentes aos campos já em produção no pré-sal.
Em entrevista à Record, Fernando Haddad afirmou que não é momento de ampliar gastos antes de garantir a sustentabilidade fiscal. Por outro lado, disse que o governo estuda medidas para expandir e baratear o crédito no setor imobiliário.
Na agenda de dados, foi divulgado o balanço de pagamentos de maio, com déficit de transações correntes de US$ 2,9 bilhões (consenso: -US$ 3,2 bilhões).