Hoje na Economia – 26/06/2025
Cenário Internacional
A imprensa americana afirmou ontem que Donald Trump está avaliando e pretende anunciar a indicação do próximo presidente do Fed até setembro ou outubro.
Na agenda de dados, na Alemanha, a confiança do consumidor recuou de -19,9 em junho para -20,3 em julho. Já a terceira estimativa do PIB do 1º tri nos EUA apresentou queda de -0,5%, abaixo da expectativa de -0,2%.
Às 11h, serão divulgadas as vendas de casas pendentes de maio dos EUA.
Cenário Brasil
Ontem, o Congresso aprovou o PDL do IOF, confirmando a derrubada do decreto que majorava o tributo. Com isso, o Ministério da Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 10 bilhões em 2025. Ainda ontem, ocorreu aprovação do projeto que aumenta o número de deputados federais, de 513 para 531, que vai agora à sanção presidencial.
Hoje foi divulgado o Relatório de Política Monetária, que revisou o hiato do produto para um cenário mais inflacionário. A projeção de PIB para 2025 foi ajustada de 1,9% para 2,1%. O IPCA-15 de junho também foi divulgado, e registrou alta de 0,26% M/M, abaixo da expectativa do mercado e da SulAmérica Investimentos. O qualitativo veio um pouco melhor, puxado por industriais.
Às 14h30, será divulgado o resultado do governo central de maio, com o mercado projetando déficit primário de R$ 40 bilhões.