Hoje na Economia – 02/07/2025
Cenário Internacional
Ontem, o Senado americano aprovou em votação apertada (51×50) o One Big Beautiful Bill, pacote fiscal de Donald Trump, que agora retorna à Câmara americana.
Ainda ontem, Donald Trump ameaçou impor tarifas de até 35% sobre produtos japoneses, aumentando a pressão para que o país aceite um acordo comercial.
Na agenda internacional de dados, na Zona do Euro, a taxa de desemprego subiu 0,1 pp em maio para 6,3%. Hoje, nos EUA, foi divulgado o ADP de junho, que registrou criação de 33 mil empregos, abaixo da expectativa de 90 mil.
Cenário Brasil
Ontem, a AGU protocolou uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) no STF, pedindo a retomada imediata da aplicação do decreto do IOF. Segundo o Valor Econômico, a expectativa na equipe econômica é de ter uma decisão favorável do STF ainda este mês.
A imprensa também relatou que o governo escalou seus líderes para comunicar aos presidentes da Câmara e do Senado a decisão de judicializar o IOF, como forma de evitar com que o Congresso fosse surpreendido com o movimento. Nesse sentido, Davi Alcolumbre disse que o Planalto tem “legitimidade” para recorrer ao STF.
Ainda ontem, o Senado aprovou a MP do Fundo Social, mantendo a autorização para o governo leiloar o excedente de petróleo e gás da União em áreas do pré-sal. A medida tem potencial de arrecadação estimado entre R$15 bilhões e R$35 bilhões nas projeções da equipe econômica. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
Hoje, foi divulgada a produção industrial (PIM) de maio, que recuou -0,5% M/M, em linha com a projeção do mercado. A queda na margem foi impulsionada pela Indústria da Transformação, que registrou variação de -0,4% M/M.