Hoje na Economia – 24/07/2025
Cenário Internacional
O presidente Donald Trump anunciou que os EUA aplicarão tarifas entre 15% e 50% sobre produtos importados a partir de 1º de agosto, sendo 15% o piso. Segundo ele, as tarifas mais elevadas de 50% incidirão sobre países com os quais os EUA “não têm se dado muito bem”.
Trump também fará uma visita ao Federal Reserve para inspecionar pessoalmente as obras de reforma do edifício, que ele vem criticando por supostos excessos orçamentários de US$ 2,5 bilhões.
Hoje, o Banco Central Europeu (BCE) manteve suas taxas de juros inalteradas em 2% e indicou que aguardará maior visibilidade sobre os efeitos das tarifas americanas na inflação antes de tomar novas decisões.
Cenário Brasil
Enquanto tenta avançar nas negociações, o governo brasileiro também prepara um plano de resposta à sobretaxa imposta pelos EUA, que, segundo o Valor Econômico, deve ser apresentado ao presidente Lula na próxima semana.
No campo político, o senador Flávio Bolsonaro protocolou um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo a CNN Brasil, o requerimento deve ser arquivado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Já o Metrópoles antecipou que Trump estuda impor sanções ao deputado Hugo Motta e ao próprio Alcolumbre — ao primeiro, por não dar andamento ao PL da Anistia, e ao segundo, por não pautar pedidos de impeachment de ministros do STF.
Hoje, às 10h30, será divulgado o dado de arrecadação federal referente ao mês de junho.