Hoje na Economia – 15/08/2025
Cenário Internacional
Na China, as vendas no varejo cresceram 3,7% A/A em julho, enquanto a produção industrial avançou 5,7% A/A, ambos os resultados ficando aquém das estimativas de mercado. No Japão, a leitura preliminar do PIB do segundo trimestre apontou expansão de 0,3% T/T, superando as projeções.
Nos Estados Unidos, às 9h30 serão divulgados os dados de vendas no varejo de julho e os índices de preços de importação e exportação. Às 10h15, será divulgada a produção industrial, e, às 11h, os números preliminares de agosto da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. Para hoje, às 16h, está agendado um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca.
Cenário Brasil
No cenário das recentes tensões entre Brasil e Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro declarou esperar novas sanções americanas contra autoridades brasileiras e, possivelmente, o aumento de tarifas. Após reuniões com integrantes do governo dos EUA, afirmou ainda que bancos brasileiros que mantêm contas de Alexandre de Moraes estariam “sob sério risco” e sujeitos a uma “multa violenta”.
Ontem, o ministro Alexandre de Moraes solicitou ao presidente da Primeira Turma do STF que definisse uma data para o julgamento de Jair Bolsonaro. De acordo com a imprensa, Zanin considera marcar a sessão para a primeira quinzena de setembro.
Também ontem, o Supremo validou a devolução de créditos tributários da chamada Tese do Século aos consumidores, por meio de descontos na conta de luz aplicados pelas distribuidoras. Foi estabelecido prazo de 10 anos para prescrição do direito de restituição, contados a partir da devolução efetiva dos créditos às distribuidoras.
A agenda doméstica de hoje está esvaziada.