Hoje na Economia – 10/10/2025

Hoje na Economia – 10/10/2025

Cenário Internacional

Ontem, Israel aprovou o acordo com o grupo terrorista Hamas, que prevê o recuo das tropas israelenses em Gaza e um cessar-fogo já em vigor na maior parte do território.

No Japão, o PPI de setembro subiu 0,3% M/M e 2,7% A/A, acima da mediana das projeções.

Nos Estados Unidos, serão divulgados hoje os dados preliminares de outubro da sondagem de confiança do consumidor da Universidade de Michigan.

 

Cenário Brasil

Os jornais destacam as medidas que o governo avalia para compensar as perdas de arrecadação com a derrubada da MP 1303. Segundo O Globo, o Planalto considera editar decretos para recompor parte das receitas e enviar um projeto de lei em regime de urgência, resgatando pontos centrais da MP — com foco na cobrança retroativa de bets e na limitação de compensações tributárias indevidas.

Ainda ontem, a bancada do PT na Câmara protocolou um projeto de lei para elevar a tributação das bets de 12% para 24%. Em linha com o movimento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a viagem aos EUA, onde participaria na próxima semana de reuniões do FMI e do Banco Mundial, para concentrar esforços na formulação de um novo pacote de medidas arrecadatórias a ser apresentado ao presidente Lula nos próximos dias.

Por fim, destaque para a confirmação da saída do ministro Luís Roberto Barroso do STF. Os jornais apontam o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, como favorito para a vaga, com o ministro do TCU, Bruno Dantas, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como alternativas em avaliação.

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo