Hoje na Economia – 04/02/2026

Hoje na Economia – 04/02/2026

Cenário Internacional

Foram divulgados os índices de gerentes de compras (PMIs) de serviços de diversos países referentes a janeiro. O principal destaque foi o PMI calculado pelo setor privado na China, que veio acima do esperado (52,3 contra 52,0).

Na Zona do Euro, saiu a prévia da inflação de janeiro, que ficou em linha com expectativas no índice cheio (1,7% A/A), mas veio ligeiramente abaixo do esperado no núcleo (2,2% A/A contra 2,3% A/A).

Ontem à noite o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou o orçamento que havia acabado de ser aprovado pela Câmara dos Representantes. Dessa forma, o shutdown, iniciado no sábado, teve fim e os dados econômicos feitos pelo governo devem voltar a ser divulgados em alguns dias. Hoje sairá o dado de emprego privado (ADP), que deve ficar praticamente estável em relação ao mês anterior, com criação de 45 mil vagas.

 

Cenário Brasil 

Foi divulgada uma pesquisa eleitoral que mostra avanço das intenções de votos de Flávio Bolsonaro, aumentando substancialmente na pesquisa espontânea e ficando em empate técnico com Lula no segundo turno.

Ontem diversos jornais falaram que o presidente Lula deve confirmar as indicações de Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti como novos diretores do BC.

Ontem o Senado aprovou a Medida Provisória que viabiliza o programa Gás do Povo.

Topo