Hoje na Economia 03/11/2016

Hoje na Economia 03/11/2016

Edição 1636

03/11/2016

A decisão de política monetária do Fed ocorrida ontem, não mexe com os mercados hoje. A decisão de manter os juros inalterados foi amplamente antecipada pelos analistas. O comunicado divulgado após o encontro apenas reforçou as apostas na elevação da taxa de juros americanas na reunião do Fomc em dezembro. As incertezas em relação à corrida presidencial americana alimentam a aversão ao risco no dia de hoje, favorecendo os ativos tidos como porto seguro, como títulos soberanos, o ouro e a moeda japonesa.

Na Ásia, além das preocupações com as eleições presidenciais americanas, pesou também sobre os negócios a crise política que se abateu sobre o governo da Coreia do Sul. O índice de ações regional MSCI Asia Pacific recuou 1,1% nesta quinta-feira. Em Tóquio, mercados permaneceram fechados por conta de feriado. Na China, índice Xangai Composto fechou em alta de 0,84%. O índice de gerentes de compra (PMI) do setor de serviços, medido pela Caixin Media, subiu para 52,4 em outubro, de 52,0 em setembro, contribuindo para o bom desempenho da bolsa chinesa. Em Hong Kong, o índice Hang Seng, por seu turno, perdeu 0,56%.

A aversão ao risco estimula a busca por ativos considerados seguros. O índice DXY, que segue o valor da moeda americana frente a uma cesta de moedas, recua 0,18%, nesta manhã. O iene sobe 0,38%, com a moeda americana sendo cotado a 102,91 ienes, levando a moeda japonesa ao mais elevado patamar dos últimos trinta dias. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos recuou para 1,796% ao ano, com queda de 0,39%. O índice futuro de ações S&P 500 opera com discreta queda.

Na Europa, a crescente dúvida sobre o resultado da eleição presidencial nos EUA; a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e resultados corporativos sustentam a volatilidade nos mercados acionários da região. O índice de ações pan-europeu, STOXX600, avança 0,22% nesta manhã, buscando recuperar parte das perdas recentes, após oito pregões em queda. Em Londres, o FTSE100 opera com alta de 0,17%; em Paris o CAC40 sobe 0,10% e em Frankfurt, o DAX perde 0,09%, no momento. O euro troca de mãos a US$ 1,1096, mostrando ligeiras flutuações em torno desse valor, nesta manhã.

No mercado de petróleo, os contratos futuros do produto tipo WTI para entrega em dezembro é negociado a US$ 45,50/barril, com alta de 0,33%, refletindo uma correção técnica após as fortes quedas de ontem.

As incertezas em relação à corrida presidencial nos EUA tomam conta dos negócios, alimentando a aversão ao risco em termos globais. A Bovespa deve acompanhar os mercados internacionais, em um dia sem tendência clara definida. O dólar pode seguir em queda frente ao real, enquanto os vértices longos da curva de DIs futuro devem acompanhar a evolução do dólar e das Treasuries.

Topo