Hoje na Economia 08/03/2016

Hoje na Economia 08/03/2016

Edição 1470

08/03/2016

Mercados abrem os negócios, nesta manhã, digerindo os fracos resultados econômicos divulgados no Japão e China. O PIB japonês contraiu 1,1% no 4º trimestre, enquanto, na China, tanto as exportações como as importações recuaram no bimestre Jan/Fev mais do que os analistas previam.

Na Ásia, as bolsas locais fecharam em baixa. O índice MSCI Asia Pacific encerrou a sessão contabilizando perda de 0,7%. No Japão, a valorização do iene – decorrente da afirmação do governo japonês de que não pretende adotar nenhuma medida de estímulo econômico a curto prazo – derrubou as ações das exportadoras, empurrando o índice Nikkei da bolsa de Tóquio para o terreno negativo, o qual fechou o dia contabilizando -0,76%. O iene ganhou 0,50% frente ao dólar americano, se valorizando pelo segundo dia consecutivo, sendo cotado a 112,94 ienes/dólar. Na China, a bolsa de Xangai encerrou o pregão em ligeira alta, com o índice Composto contabilizando variação de +0,14%. Em Hong Kong, por sua vez, pesou a queda das exportações chinesas, direcionando o índice Hang Seng para o terreno negativo, fechando em -0,73%.

Seguindo a tendência ditada pelos mercados asiáticos, as bolsas europeias operam no vermelho, nesta manhã. O índice STOXX600 registra queda de 1,20%; e, Londres, o FTSE100 perde 0,96%, mesma tendência observada em Paris (-1,61%) e Frankfurt (-1,50%). O euro é negociado a US$ 1,1023, com valorização de 0,08% ante a moeda americana.

No mercado futuro de ações americanas, o índice S&P 500 opera com queda de 0,77%, acompanhando a tendência ditada pelos mercados globais, nesta manhã. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos recuou para 1,844% ao ano (-3,22%), enquanto o dólar mostra-se relativamente estável em relação às principais moedas mundiais.

No mercado de petróleo, após a alta de ontem, o produto tipo WTI é negociado a US$ 37,61/barril, com queda de 0,71%. O índice geral de commodities da Bloomberg registra recuo de 0,33%, com destaque para desvalorização dos metais básicos (-0,10%).

Prevalece no dia de hoje um ambiente de acomodação nas principais bolsas de ações mundiais, após as altas recentes. Aproveitando os fracos resultados do setor externo chinês e a queda nos preços do petróleo, a Bovespa deve também abrir espaço para algum ajuste técnico no pregão de hoje. O valor do dólar, bem como os juros longos no mercado futuros, deverá refletir o ambiente político doméstico neste dia de fraca agenda econômica, implicando na manutenção de um quadro de elevada volatilidade para esses mercados.

Topo