Hoje na Economia 11/12/2015

Hoje na Economia 11/12/2015

Edição 1416

11/12/2015

Investidores evitam ativos de risco em geral, nesta manhã. Cautelosos, esperam pela divulgação, neste sábado, de importantes indicadores econômicos na China – produção industrial; vendas do comércio e investimentos em ativos fixos – que deverão mostrar o prosseguimento do enfraquecimento da economia local.

Na Ásia, as bolsas, em sua grande maioria, fecharam em baixa, pautadas pela percepção de que o crescimento mundial perde força às vésperas do Fed começar a elevar os juros nos EUA. O índice MSCI Asia Pacific recuou 0,3% na sessão de hoje, fechando a semana com queda acumulada de 2,0%. No Japão, o enfraquecimento do iene impulsionou as ações das exportadoras, levando o índice Nikkei a fechar o dia com ganho de 0,97%. No momento, a moeda americana é cotada a 121,93 ienes, com a moeda japonesa perdendo 0,30%. Na China, notícias sobre uma grande construtora não ter condições de honrar com seus compromissos financeiros assustaram os investidores: o índice Xangai Composto perdeu 0,61%; o índice Hang Seng recuou 1,11%.

Os mercados acionários europeus abriram acompanhando seus congêneres asiáticos. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, apura queda de 0,62%, no momento. Principais bolsas da região também operam no vermelho: FTSE100 de Londres -0,42%; CAC40 de Paris -0,57%; DAX de Frankfurt -0,51%. O euro troca de mãos a US$ 1,0962, com valorização de 0,19%.

Nos EUA, o futuro do índice de ações S&P 500 opera com discreta queda, sinalizando para possibilidade de nova desvalorização para as bolsas americanas, após a alta do ontem, primeiro ganho diário na semana. O dólar mostra ligeira queda frente às principais moedas, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos situa-se em 2,218% ao ano. Na agenda de indicadores econômicos, será conhecido o resultado das vendas do comércio de novembro, que deve ter aumentado 0,3% em relação ao mês anterior, enquanto os preços ao produtor, no período, devem continuar mostrando deflação (-1,4% A/A). O índice preliminar de dezembro da confiança do consumidor da Universidade de Michigan deve ficar em 92,0 pontos, segundo as projeções do mercado.

Os preços do petróleo voltaram a cair. A cotação do produto tipo WTI está em US$ 36,69/barril (-0,25%), nesta manhã. Demais commodities também operam no vermelho, com destaque para metais básicos (-0,05%); agrícolas (-0,37%) e metais preciosos (-0,45%).

Nos mercados brasileiros, deve prevalecer a cautela. Investidores devem preferir esperar pelos dados chineses, que serão conhecidos neste final de semana, como também observar os desdobramentos de novos eventos políticos para definir um posicionamento para a próxima semana. A percepção de risco crescente deve privilegiar posições defensivas como regra nas operações de hoje.

Topo