Hoje na Economia 28/10/2015

Hoje na Economia 28/10/2015

Edição 1386

28/10/2015

Mercados operam sem um direcional claro, nesta manhã. Predomina a cautela entre os investidores, que aguardam pelo encerramento da reunião de política monetária do Fed (Fomc), nesta tarde, antes de definir novas posições. As expectativas indicam que o Fed deverá manter as taxas de juros estáveis, neste encontro. O comunicado deverá trazer esclarecimentos sobre a decisão, onde devem sobressair as incertezas presentes na economia internacional.

Neste momento, o mercado futuro de Fed Funds dá, apenas, 4% de probabilidade de ocorrer a primeira alta da taxa de referencia no encontro de hoje. O dólar mostra fracas oscilações diante das principais moedas, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos continua flutuando em torno de 2,03% ao ano. No mercado futuro de ações, os índices S&P e D&J registram variações de +0,19% e +0,09%, respectivamente, nesta manhã.

Na Europa, mercados de ações operam em alta. O índice STOXX600 registra valorização de 0,49%, no momento. Em Londres, o índice FTSE100 opera com ganho de 0,28%; em Paris o CAC40 sobe 0,63%; em Frankfurt o DXA avança 0,73%. O euro é negociado a US$ 1,1044 (-0,10%) em meio a especulações de que o Banco Central Europeu deverá reforçar o programa de estímulos ainda neste ano.

Na Ásia, mercados de ações acompanharam as quedas das bolsas americanas, fechando em sua maioria em baixa. Maiores baixas ocorreram com as ações relacionadas á empresas de energia, mas prevaleceu a cautela dos investidores que prefeririam aguardar pela decisão do Fed. Na contramão da tendência majoritária observada na região, a bolsa de Tókio fechou em alta, com o Nikkei registrando ganho de 0,67%. Prevaleceu o sentimento de que as políticas dos principais bancos centrais do mundo permanecerão acomodatícias. O iene permaneceu estável, mantendo-se valorizado por conta da busca por porto seguro, que prevaleceu nos últimos dias. Na China, preocupações com os lucros das empresas derrubaram os mercados acionários. Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com queda de 0,80%, enquanto o índice Xangai Composto apurou perda de 1,72%.

No mercado de commodities, o índice Bloomberg Commodity opera estável, nesta manhã. No mercado de petróleo, o produto tipo WTI registra valorização de 0,95%, no momento, sendo transacionado a US$ 43,60/barril.

A queda das bolsas chinesas e o fraco desempenho das commodities em geral derrubam as bolsas e as moedas dos principais mercados emergentes. O índice MSCI Emerging Market apresentava queda de 0,60%, no início desta manhã. A Bovespa poderá seguir a tendência ditada pelos seus pares, mantendo a tendência queda observada ontem. A baixa probabilidade de que o Fed de início ao ajuste monetário na reunião de hoje deve manter o dólar enfraquecido, o que poderá favorecer o real. Nos juros, espera-se por fracas oscilações, com investidores aguardando a ata da reunião do Copom, que será divulgada amanhã.

Topo