Produção Industrial – Fev/14

Produção Industrial – Fev/14

Produção Industrial – Fev/14

A produção industrial em fevereiro teve crescimento de 0,4% M/M, ligeiramente abaixo das expectativas (0,5% M/M). Entretanto, houve revisão nos dados anteriores, com a produção industrial de janeiro tendo crescimento de 3,8% M/M (e não 2,9% M/M, como divulgado anteriormente). É importante destacar que a recuperação se deu sobre uma base que teve forte queda no final do ano passado (-0,4% M/M em nov/13 e -3,8% M/M em dez/13), e que o nível da produção industrial dessazonalizada ainda está 0,2% abaixo do visto em out/13 e 1,8% abaixo do visto em jan/13.

A recuperação na produção industrial em fevereiro ocorreu em especial na produção de bens de consumo duráveis (+3,3% M/M) e bens intermediários (+0,8% M/M), com destaque para a produção de veículos automotores (7,0% M/M no mês).A produção de bens de capital, por outro lado, teve crescimento próximo de zero (+0,1% M/M) e ainda está abaixo dos níveis de nov/13 e out/13.

A produção industrial nos próximos meses não deve apresentar taxas de crescimento tão elevadas quanto nesse começo de ano, uma vez que a base sobre a qual o crescimento deve vir será maior. Além disso, a confiança dos empresários na indústria segue em queda, além da política fiscal e monetária mais contracionista praticada pelo governo. A produção industrial em 12 meses teve variação de 1,1% em fev/14 e deve terminar o ano próxima desse patamar, sendo a projeção da SulAmérica Investimentos de 1,2%.
Topo