Hoje na Economia – 18/05/2020

Hoje na Economia – 18/05/2020

Mercados começam a semana com o pé direito. Investidores mostram-se mais propenso à tomada de risco diante dos esforços de vários países de reabrirem suas economias após longo período de bloqueio. Contribui para o otimismo, nesta segunda-feira, o comentário do presidente do Fed, Jerome Powell, efetuado ontem, afirmando acreditar que a economia dos EUA vai se recuperar de forma consistente ao longo do segundo semestre, contanto que não haja uma segunda onda de infecções por coronavírus.

Na Ásia, as bolsas da região fecharam majoritariamente em alta, muito embora o índice regional MSCI Asia Pacific tenha encerrado o dia com alta discreta de 0,20%. No Japão, o índice Nikkei subiu 0,48% em Tóquio, com forte impulso de ações do setor imobiliário. O PIB japonês sofreu contração anualizada de 3,4% no primeiro trimestre, refletindo os efeitos da epidemia, vindo melhor do que o mercado esperava (-4,8%). Já na China, o índice Xangai Composto fechou com alta discreta de 0,24%, enquanto o Hang Seng avançou 0,58% em Hong Kong. O sul-coreano Kospi teve ganho de 0,51%. O mercado de câmbio, a moeda japonesa recua 0,21% ante o dólar, que é cotado a 107,21 ienes.

As bolsas europeias compartilham do otimismo asiático, apresentando altas significativas na maioria das praças. Investidores acompanham os esforços de países que sofreram de forma aguda a epidemia do coronavírus, como Itália, Espanha, França, de reabrirem suas economias. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com valorização de 2,06%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe 2,19%; o CAC40 avança 2,15% em Paris; em Frankfurt, o DAX se valoriza 2,84%. O euro é negociado a US$ 1,0802, recuando 0,21% diante da moeda americana.

No mercado americano, além da reabertura de importantes economias após o bloqueio imposto para combater a pandemia, repercute positivamente os comentários de Jerome Powell, em que se mostra confiante quanto uma retomada da economia americana no segundo semestre, uma vez controlada a disseminação da epidemia. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos subiu para 0,6428% ao ano, enquanto o índice DXY do dólar apresenta alta discreta de 0,03%, situando-se em 100,45 pontos. Os principais índices futuros de ações da bolsa de Nova York operam em forte alta, nesta manhã: Dow Jones +1,37%; S&P 500 +1,35%; Nasdaq +1,17%.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta significativa, nesta manhã de segunda feira, em linha com a expectativa de que aumente a demanda pela commodity com a reabertura gradual de importantes economias europeias e nos EUA. O contrato futuro do petróleo tipo WTI é negociado a US$ 31,06/barril, com alta de 5,54%.

No mercado doméstico, o ambiente político permanece conturbado, com vários focos de instabilidade, o que deve assegurar um quadro bastante volátil para os ativos. O Ibovespa poderá abrir em alta, acompanhando o otimismo que vigora nas principais praças internacionais, sujeito a instabilidades diante do adverso quadro político interno. O câmbio pode mostrar novas altas acentuadas, impactando os juros futuros, nos contratos de médio e longo prazo.

Topo