Hoje na Economia – 10/06/2020

Hoje na Economia – 10/06/2020

Mercados operam sem direcional claro nesta manhã de quarta-feira. Investidores agem de forma cautelosa enquanto se aguarda pela reunião de política monetária do Fed. Embora não se espere por alterações nas taxas básicas de juros, os investidores esperam por sinais de que a autoridade monetária americana continuará empenhada em manter ou mesmo elevar os estímulos à economia, neste momento que ela começa a se recuperar da pandemia de coronavírus.

Enquanto se espera pela decisão de política monetária do Fed, o índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, situando-se em 96,13 pontos, recuando 0,19% no momento. O juro pago pela Treasury de 10 anos encontra-se em 0,8038%, recuando 2,0%, ampliando a queda da sessão anterior. Os índices futuros das bolsas de Nova York operam com sinais mistos, sugerindo dificuldade para recuperar das perdas do pregão de ontem. No momento, o futuro do Dow Jones tem queda discreta de 0,08%; S&P flutua em torno da estabilidade; Nasdaq sobe 0,33%.

Na Ásia, as principais bolsas de ações da região fecharam sem direção única. O índice MSCI Asia Pacific apurou ganho de 0,40%. Na China, os números de inflação divulgados contrariaram as expectativas. A taxa anual da inflação ao consumidor desacelerou de 3,3% em abril para 2,4% em maio, ante projeção de 2,6% de analistas. Já o ritmo de queda anual dos preços ao produtor se aprofundou de 3,1% para 3,7% no mesmo período. Analistas projetavam recuo de 3,2%. No mercado de ações, o índice Composto de Xangai fechou com queda de 0,42%, refletindo papeis de petrolíferas. No Japão, o índice Nikkei subiu 0,15% em Tóquio impulsionado por ações do setor de saúde e eletrônicos. Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve baixa discreta de 0,03% em Hong Kong; o sul-coreano Kospi avançou 0,31% em Seul; o Taiex registrou ganho de 0,71% em Taiwan. No mercado de moedas, o dólar é negociado a 107,36 ienes, com a moeda japonesa se valorizando 0,38%, no momento.

Na Europa, as bolsas locais ensaiaram um movimento de recuperação na abertura, após um pregão de realização de lucros ontem, mas sem sucesso, com a maioria das bolsas voltando a opera no vermelho. No momento, o índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com queda de 0,19%. Em Londres, o FTSE100 recua 0,27%; o CAC40 cai 0,18% em Paris; em Frankfurt, o DAX registra perda de 0,34%. O euro é negociado a US$ 1,1358, com valorização de 0,17%.

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa, refletindo o aumento dos estoques americanos, reportados pela American Petroleum Istitute (API). Hoje será divulgada a pesquisa oficial do departamento de Energia (DoE) sobre estoque americano. No momento, o contrato futuro do petróleo WTI para julho é negociado a US$ 37,87/barril, com queda de 2,75%.

Na agenda doméstica, o IBGE divulga o IPCA de maio, que deve mostrar deflação de 0,46% no mês e alta de 1,79% em doze meses, segundo a mediana das projeções do mercado. Esse dado ajudará a consolidar apostas em um corte de 0,75 pp no Copom da semana que vem, já precificado nos vértices mais curtos da curva de juros futuros. Uma definição mais firme da tendência para a Bovespa, taxa de câmbio e juros longos ficará a espera do resultado da reunião de política monetária do Fed.

Topo