Hoje na Economia – 03/07/2020

Hoje na Economia – 03/07/2020

Feriado nos EUA, nesta sexta-feira, mantém os mercados locais fechados, o que leva os investidores a reduzirem suas exposições, diminuindo a liquidez e o giro de negócios. Não há um direcional único que comande os diversos mercados, divididos em meio a avaliações sobre os ótimos dados de emprego divulgados ontem nos EUA e preocupações com o aumento de novos casos de coronavírus em vários estados americanos.

Na Ásia, os mercados acionários fecharam majoritariamente em alta, nesta sexta-feira. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific, terminou o dia com ganho de 1,0%. O movimento altista foi embalado pelos indicadores positivos divulgados nos EUA e China, reforçando esperanças de que a economia global se recupera do choque do coronavírus em ritmo mais rápido do que o previsto inicialmente. Na China, os índices de gerentes de compras (PMI), composto e de serviços, apurados pela IHS/Caixin alcançaram em junho os maiores níveis em uma década, chegando a 55,7 e 58,4, respectivamente. Na bolsa de Xangai, o índice Composto subiu 2,01% no pregão de hoje. No Japão, o índice Nikkei se valorizou 0,72% em Tóquio, enquanto o Hang Seng avançou 0,99% em Hong Kong. O sul-coreano Kospi apurou ganho de 0,80% em Seul; o Taiex se valorizou 0,88% em Taiwan. O dólar é negociado a 107,48 ienes, com a moeda japonesa apresentando leve apreciação ante a divisa americana.

Na Europa, as bolsas locais operam com sinais mistos, nesta manhã. Na Alemanha, o parlamento concordou em apoiar a proposta de ajuda financeira proposta pela União Europeia para atenuar o choque da pandemia sobre a região do euro. A bolsa de ações de Frankfurt caminha na contramão na região, operando em alta de 0,20%, no momento. Em Londres, o FTSE100 recua 0,41%; o CAC40 perde 0,21% em Paris. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, flutua em torno da estabilidade. O euro é cotado a US$ 1,1230, com queda de 0,10%, reflexo da crise política no governo francês, por conta da renúncia do primeiro-ministro ocorrida hoje. O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 31,9 em maio para 48,5 em junho, atingindo o maior nível em quatro meses. O indicador veio acima das previsões dos analistas de mercado.

Os mercados americanos permanecerão fechados por conta do feriado do Independence Day. Os futuros dos principais índices de ações das bolsas de Nova York operam no vermelho, nesta manhã: Dow Jones -0,11%; S&P 500 -0,14%. O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente às outras seis divisas fortes, opera próximo da estabilidade, situando-se em 97,30 pontos.

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa, nesta manhã, com investidores avaliando se o novo surto de coronavírus nos EUA possa comprometer a demanda pela commodity. No momento, o contrato futuro do petróleo tipo WTI, para agosto, é cotado a US$ 40,11/barril, com queda de 1,33%.

Em um dia de agenda esvaziada, tanto interno como externamente, as atenções se voltarão para eventos com autoridades econômicas locais. Às 10h, o diretor de política econômica, Fábio Kanczuk, falará sobre cenário macroeconômico em evento do Banco Safra. As manifestações de Kanczuk sempre acabam tendo algum impacto sobre o mercado de juros. No final da tarde (às 17h30), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB).

Topo