Hoje na Economia – 10/08/2020

Hoje na Economia – 10/08/2020

As principais bolsas de ações internacionais operam em alta moderada, nesta manhã de segunda-feira. Investidores preocupados com as crescentes tensões políticas entre EUA e China. A China anunciou sanções a 11 políticos americanos, entre eles alguns senadores, em retaliação à decisão de Washington, na sexta-feira, de aplicar sanções a 11 autoridades de Hong Kong e China. Por outro lado, avaliam como positivos os decretos baixados pelo presidente Trump, no final da semana, estendendo os estímulos econômicos nos EUA, após republicanos e democratas fracassarem em negociações em torno de um novo pacote fiscal em resposta aos efeitos da pandemia.

Na Ásia, a maioria das bolsas locais fechou em alta, animadas por dados chineses reforçarem os sinais de que a segunda maior economia do mundo se recupera da crise do coronavírus. Dados oficiais mostraram que a taxa anual de deflação ao produtor da China desacelerou de 3% em junho para 2,4% em julho, refletindo o fortalecimento do setor produtivo chinês. A inflação ao consumidor, por sua vez, ganhou força no período, passando de 2,5% em junho para 2,7% em julho. O índice Composto da bolsa de Xangai subiu 0,75% no pregão de hoje. Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi fechou em alta de 1,48% em Seul; o Taiex subiu 0,51% em Taiwan. Em Hong Kong, o aumento das tensões políticas com os EUA afetou o humor dos investidores, levando o índice Hang Seng a fechar com queda de 0,63%. No Japão, mercados permaneceram fechados por conta de feriado local.

O índice DXY, que avalia o comportamento do dólar frente a uma cesta de moedas, opera estável, flutuando em torno de 93,5 pontos. O yield da Treasury de 10 anos recua um ponto base para 0,56% ao ano. Os mercados futuros de ações das bolsas de Nova York apontam para uma abertura positiva, favorecidos pelas medidas de estímulos adotadas pelo presidente Trump para combater os efeitos da pandemia de coronavírus. No momento, o futuro do Dow Jones sobe 0,42%; S&P 500 avança 0,16%; Nasdaq opera perto da estabilidade.

As bolsas europeias também operam em alta, nesta manhã, favorecidas pelo noticiário americano O índice intercontinental de ações, STOXX600, registra valorização de 0,20%, no momento. Em Londres o FTSE100 avança 0,22%; o CAC40 sobe 0,39% em Paris; o DAX se mantém estável em Frankfurt. O euro é cotado a US$ 1,1764, se desvalorizando 0,20%.

No mercado de petróleo, as cotações da commodity sobem nesta manhã. Avaliações da Arábia Saudita de que a demanda por petróleo deve aumentar nos próximos meses dá sustentação aos preços nesta manhã. O contrato futuro do petróleo tipo WTI é negociado a US$ 41,91/barril, com alta de 1,67%.

Os ativos brasileiros devem se favorecer do otimismo em torno dos decretos baixados pelo presidente Trump para continuar dando suporte à recuperação da economia americana, bem como dos dados chineses mostrando a inflação em alta, reagindo a uma atividade econômica mais forte. A Bovespa deve subir na abertura, acompanhando os futuros das bolsas de Nova York. No mercado de DIs, os juros futuros devem se manter estáveis, aguardando a ata do Copom que será divulgada amanhã.

Topo