Hoje na Economia – 04/09/2020

Hoje na Economia – 04/09/2020

Mercados operam entre altos e baixos, após um dia de fortes quedas nas principais bolsas internacionais, enquanto aguardam os dados sobre o mercado de trabalho nos EUA. O dólar encontra-se estável em relação às principais moedas; os juros dos T-Bonds sobem como também as cotações das principais commodities.

Segundo o consenso do mercado, o relatório de emprego deve mostrar a criação de 1.350 mil novos postos de trabalho em agosto, recuando ante o volume de 1.763 mil postos criados no mês de julho. A taxa de desemprego deve recuar de 10,2% em julho para 9,8%, na leitura de agosto.

O yield da Treasury de 10 anos sobe dois pontos base no momento, situando-se em 0,653% ao ano, enquanto o índice DXY, que avalia o comportamento do dólar frente a uma cesta de moedas, opera perto da estabilidade, nesta manhã. Os índices futuros das bolsas de Nova York operam sem direção única, após as quedas observadas ontem, num dia de realização de lucros que penalizou principalmente o setor de tecnologia. O futuro do Dow Jones sobe 0,54%, no momento; do S&P 500 avança 0,38%; enquanto o Nasdaq perde 0,28%, indicando continuidade do movimento de queda observado no pregão de ontem.

Na Ásia, as bolsas acompanharam as quedas das bolsas americanas ontem, fechando o pregão de hoje em baixa generalizada. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific terminou a sessão com perda de 1,10%. Na China, o índice Xangai Composto recuou 0,87%, terceiro pregão consecutivo no vermelho. No Japão, o Nikkei caiu 1,11% em Tóquio, enquanto o Hang Seng recuou 1,25% em Hong Kong; o sul-coreano Kospi se desvalorizou 1,15% em Seul; interrompendo uma sequência de três pregões positivos; em Taiwan, o Taiex registrou perda de 0,94% em Taiwan. O dólar é negociado a 106,19 ienes, mantendo-se próximo ao valor de 106,16 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, as bolsas locais abriram em baixa em linha com o tombo das bolsas americanas ontem. Após breve momento de realização de lucros, passaram a operar em alta. O índice regional de ações, STOXX600, se valoriza 0,39%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,40%; o CAC40 avança 0,53% em Paris; em Frankfurt, o DAX tem alta discreta de 0,07%. O euro é cotado a US$ 1,1851, mesmo patamar observado na tarde de ontem. Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 2,8% em julho ante junho, vindo abaixo das projeções do mercado (5,0% m/m). O indicador mostra a acomodação da atividade industrial alemã, após a forte alta em junho (+27,9%), em meio à retirada das medidas de isolamento social devido à pandemia de coronavírus;

No mercado de commodities, o índice geral de commodity Bloomberg se valoriza 0,54%, nesta manhã. O contrato futuro do petróleo tipo WTI é negociado a US$ 41,54/barril, com ganho de 0,41%.

O mercado de ações brasileiro deve abrir cauteloso. Primeiro por contas das fortes quedas observadas nas bolsas americanas ontem, centralizada principalmente nas ações de tecnologia. Cautela, também por conta dos feriados na segunda-feira, aqui pelo Dia da Independência e nos EUA, pelo Dia do Trabalho. O mercado doméstico de juros futuros e o mercado de câmbio acompanharão a divulgação do relatório de emprego dos EUA para definir uma tendência para hoje, diante de uma agenda econômica esvaziada.

Topo