Hoje na Economia – 02/10/2025

Hoje na Economia – 02/10/2025

Cenário Internacional

Na Zona do Euro, a taxa de desemprego de agosto ficou em 6,3%.

Nos Estados Unidos, as divulgações de indicadores previstas para hoje estão suspensas em razão do shutdown, mas dois membros do Fed farão discursos.

 

Cenário Brasil

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a reforma do Imposto de Renda. O parecer final do relator manteve a essência do texto aprovado na comissão especial, com alguns ajustes pontuais: inclusão de prazo de um ano para que o Executivo apresente projeto de lei com uma política nacional de atualização da faixa de isenção; exclusão dos rendimentos com debêntures incentivadas de infraestrutura do alcance do imposto mínimo; e garantia de que valores apurados até dezembro de 2025 com a tributação de lucros e dividendos não sejam atingidos pela nova sistemática, mesmo que distribuídos em exercícios posteriores. O projeto segue agora ao Senado, onde não há resistência relevante em relação à nova faixa de isenção. Para vigorar já em 2026, precisa ser aprovado até o fim deste ano.

Ainda ontem, a análise da MP 1303 na comissão mista foi novamente adiada, com a sessão remarcada para a próxima terça-feira, um dia antes de a medida perder a validade.

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo