Hoje na Economia – 04/04/2025
Cenário Internacional
Hoje de manhã, a China anunciou que irá tarifar em 34% a importação de bens americanos, a partir de 10 de abril, gerando forte reação de queda nas bolsas americanas e no petróleo.
Ontem o presidente Trump disse estar aberto a reduzir as tarifas aplicadas, indicando que a Casa Branca estaria aberta a negociações. Trump havia afirmado que estaria disposto a oferecer um alívio tarifário à China se aprovasse as vendas das operações americanas do Tik Tok. O presidente americano ainda sinalizou que novas tarifas devem estar a caminho, citando os setores de chips e o farmacêutico.
Nos dados divulgados na madrugada, na Alemanha, as encomendas às fábricas ficaram estáveis em fevereiro. O PMI da construção ficou em 40,3 em março, vindo de 41,2 em fevereiro. No Reino Unido, o mesmo indicador passou de 44,6 em fevereiro para 46,4 em março.
Na agenda de hoje, às 9h30 foi divulgado o Payroll de março, que apontou a criação de 228 mil empregos em março, muito acima das expectativas da criação líquida de 140 mil vagas. Ainda hoje, 3 membros do Fed irão discursar, com o destaque ficando para o Powell, que fala às 12h25.
Cenário Brasil
Ontem o presidente Lula afirmou que, diante da decisão dos EUA, o Executivo irá tomar “todas as medidas cabíveis para defender as empresas e os trabalhadores brasileiros”, tendo em vista o PL da Reciprocidade, aprovado esta semana no Congresso, e as diretrizes da OMC. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, por sua vez, disse que o governo não pretende usar o projeto da reciprocidade e que o objetivo é negociar com a gestão de Trump.
Além disso, ontem Lula assinou dois decretos: um para antecipar para abril e maio o pagamento das parcelas do 13º deste ano aos aposentados e pensionistas do INSS, o que, nas contas do governo, deve injetar cerca de R$ 73 bilhões na economia, beneficiando 34,2 milhões de pessoas, e outro que regulamenta o uso do Fundo Social para o Minha Casa, Minha Vida, viabilizando a faixa 4 do programa, voltada à classe média.
Na agenda de hoje, às 8h foi divulgado o IGP-DI, que caiu para -0,50% em março, com os três componentes do IGP registrando desaceleração. Às 15h será publicada a balança comercial do mesmo mês.