Hoje na Economia – 04/07/2025
Cenário Internacional
Ontem, Donald Trump anunciou que começará hoje a enviar cartas a parceiros comerciais comunicando as tarifas que passarão a vigorar a partir de 1º de agosto. Segundo ele, entre 10 e 12 cartas serão enviadas hoje, com as demais nos próximos dias. As tarifas menores devem variar entre 10% e 20%, enquanto as maiores ficarão entre 60% e 70%.
Hoje, o mercado americano estará fechado devido ao feriado do Dia da Independência.
Na agenda internacional de dados, na Zona do Euro, o PPI de maio variou -0,6% M/M e +0,3% A/A.
Cenário Brasil
Ontem, União Brasil, PP, Republicanos e outros cinco partidos protocolaram no STF uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) para garantir a validade do decreto legislativo que suspendeu o aumento do IOF.
Em relação à reforma do Imposto de Renda, o deputado Arthur Lira afirmou já ter fechado o texto que será apresentado à comissão especial. No entanto, a votação do parecer deve ocorrer apenas em agosto.
Ainda ontem, o ministro Dias Toffoli, do STF, homologou o plano do INSS para iniciar o ressarcimento dos descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas. A decisão ainda será submetida à aprovação do plenário do Supremo, em julgamento virtual previsto para 15 de agosto.
Segundo o Valor Econômico, pesquisas internas do governo indicam um aumento de cinco pontos percentuais na popularidade do presidente Lula.
Na agenda doméstica, às 15h será divulgada a balança comercial de junho.