Hoje na Economia – 05/09/2025

Hoje na Economia – 05/09/2025

Cenário Internacional

Na Zona do Euro, a revisão do PIB do 2º trimestre confirmou alta de 0,1% T/T e elevou o crescimento anual de 1,4% para 1,5%. Já na Alemanha, as encomendas industriais de julho recuaram 2,9% M/M, contrariando a expectativa de avanço de 0,5%.

Nos EUA, o destaque do dia será a divulgação do payroll de agosto às 9h30, com projeção de abertura de 75 mil vagas e taxa de desemprego em 4,3%.

 

Cenário Brasil

Com relação ao julgamento dos réus, segundo o Estadão, Cármen Lúcia teria ficado impressionada com os argumentos utilizados pelos advogados e indicou que irá analisar em detalhes as manifestações. 

Em relação a anistia, o G1 informa que líderes de centro estudam iniciar no Senado uma proposta alternativa, sob articulação de Davi Alcolumbre, que poderia reduzir ou modular as penas dos condenados pelo 8 de Janeiro, inclusive com reflexos para Bolsonaro. A oposição, por sua vez, insiste em uma anistia ampla e aposta ter votos suficientes para barrar esse texto.

Em entrevista à Folha, Ciro Nogueira reconheceu a dificuldade de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro, mas reforçou que, ainda que haja resistência dos filhos, o apoio será dado ao nome escolhido pelo ex-presidente.

Ainda segundo a Folha, o governo deve editar uma MP liberando R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas do agronegócio com bancos, classificados como despesa financeira.

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo