Hoje na Economia – 06/02/2026
Cenário Internacional
Na Alemanha, a produção industrial caiu 1,9% M/M em dezembro, resultado bem abaixo da mediana das expectativas, que apontava recuo de 0,3% M/M.
Na Zona do Euro, as expectativas de inflação avançaram de 1,8% para 1,9%, mas seguem abaixo da meta de 2%.
Ainda hoje, nos EUA, serão divulgados os dados preliminares de fevereiro da sondagem do consumidor da Universidade de Michigan e as estatísticas de crédito de dezembro.
Cenário Brasil
No campo eleitoral, segundo a imprensa, o presidente Lula avalia a possibilidade de retirar Geraldo Alckmin da vice-presidência caso isso viabilize o apoio do MDB à sua candidatura. Ainda assim, o apoio do partido é considerado difícil: um mapeamento interno indicaria que 16 diretórios estaduais são contrários à reeleição de Lula, enquanto 11 se posicionam a favor.
No âmbito político, a imprensa aponta que Lula não deve vetar integralmente o reajuste dos servidores aprovado pelo Congresso nesta semana, mas apenas os aumentos considerados ilegais.
Além disso, o presidente voltou a defender a redução da jornada de trabalho no regime 6×1, que deve se consolidar como uma das principais apostas do governo na agenda legislativa para 2026.
Ontem, o ministro do STF Flávio Dino determinou que os Três Poderes suspendam penduricalhos do serviço público não previstos em lei que elevem a remuneração acima do teto constitucional.