Hoje na Economia – 07/08/2025
Cenário Internacional
Donald Trump anunciou ontem a aplicação de uma tarifa de aproximadamente 100% sobre chips semicondutores importados. A medida, no entanto, não será válida para empresas que se comprometerem a produzir esses componentes dentro dos Estados Unidos. Trump também afirmou que já iniciou entrevistas com os candidatos à vaga aberta no Conselho do Fed e que a lista foi reduzida a três nomes.
Na China, a balança comercial de julho ficou em USD 98,2 bilhões, abaixo da expectativa de 104,7 bilhões. Na Alemanha, a produção industrial recuou 1,9% M/M, uma contração bem mais intensa que a estimativa de -0,5% M/M. Já no Reino Unido, o Banco da Inglaterra reduziu a taxa básica de juros para 4,00%.
Nos EUA, serão divulgados hoje os dados trimestrais de custo e produtividade do trabalho, os pedidos semanais de auxílio-desemprego, além de informações sobre estoques no atacado e crédito ao consumidor.
Cenário Brasil
Em entrevista à Reuters, o presidente Lula afirmou que não há espaço para tratativas diretas com Donald Trump, mas reforçou que o Brasil não pretende retaliar com tarifas recíprocas e seguirá apostando no diálogo comercial.
A imprensa destaca que o Ministério da Fazenda já encaminhou ao Planalto o plano emergencial para apoiar os setores atingidos pelas tarifas americanas.
No Judiciário, os advogados de Jair Bolsonaro solicitaram ao STF a revisão da decisão que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente. Segundo a defesa, ele não teria controle sobre a divulgação de vídeos e imagens exibidos por apoiadores nas redes sociais e nos atos do último domingo. O pedido será avaliado pela Primeira Turma da Corte, mas Estadão e O Globo apontam que a tendência é de rejeição.
O IGP-DI de julho foi divulgado hoje, com queda de 0,07%.