Hoje na Economia – 08/08/2025
Cenário Internacional
Na tarde de ontem, o presidente Donald Trump anunciou a nomeação de Stephen Miran para ocupar temporariamente, até janeiro, uma vaga no Conselho de Governadores do Federal Reserve. A decisão oferece mais tempo para Trump definir quem indicará para a presidência do Fed no lugar de Jerome Powell.
Os EUA impuseram tarifas sobre importações de barras de ouro de 1 kg, medida inesperada que ameaça o mercado global de ouro e afeta especialmente a Suíça, grande exportadora para o país. O anúncio impulsionou os contratos futuros de ouro.
A agenda internacional não traz divulgações econômicas relevantes nesta sexta-feira.
Cenário Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o plano emergencial para minimizar os impactos das tarifas americanas será apresentado até a próxima terça-feira.
No cenário diplomático, o presidente Lula conversou ontem com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Ambos defenderam o fortalecimento das relações comerciais entre os países e concordaram em ampliar o escopo do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia.
Também ontem, o governador Tarcísio de Freitas visitou Jair Bolsonaro após obter autorização do ministro Alexandre de Moraes. Segundo a Folha de S.Paulo, a prisão domiciliar do ex-presidente teria animado aliados de Tarcísio quanto à possibilidade de sua candidatura à Presidência em 2026. Já o Valor Econômico destaca que pessoas próximas ao governador avaliam que ele só disputará o Planalto com o apoio direto de Bolsonaro e caso não haja concorrência dentro da própria família.
Por fim, o O Globo relata que ministros do STF avaliam que uma eventual mudança nas regras do foro privilegiado não deve afetar o processo envolvendo Bolsonaro.
A agenda de hoje está esvaziada.