Hoje na Economia – 11/06/2025

Hoje na Economia – 11/06/2025

Cenário Internacional

Após dois dias de negociações em Londres, EUA e China estabeleceram um esboço para retomar o acordo do mês passado que reduziu as tarifas. A China se comprometeu a acelerar o envio de terras raras, enquanto os EUA prometeram flexibilizar parte dos controles de exportação. O acordo ainda precisa da aprovação de Donald Trump e Xi Jinping.

Na agenda internacional de dados, o Japão o PPI de maio registrou -0,2% m/m e 3,2% a/a, resultado abaixo da expectativa de mercado.

Nos EUA, ainda hoje às 9h30 será divulgado o CPI de maio, e às 15h o resultado fiscal do governo referente ao mesmo mês.

 

Cenário Brasil

Ontem o ministro Fernando Haddad se reuniu com o presidente Lula para fechar os detalhes das propostas que devem ser utilizadas para compensar o IOF. Segundo a CNN, uma ala mais otimista do governo espera que as medidas, tanto a Medida Provisória quanto o decreto com as novas mudanças no IOF – sejam publicadas já nesta quarta-feira. 

Segundo O Globo, a equipe econômica pretende deixar para o Congresso a iniciativa sobre corte de gastos. O objetivo é evitar novos desgastes no Ministério da Fazenda caso as medidas não sejam aprovadas.

Ontem a Aneel aprovou a aplicação das mudanças na tarifa social de energia elétrica previstas na MP, que passarão a valer a partir de 5 de julho. 

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo