Hoje na Economia – 11/07/2025
Cenário Internacional
Na noite de ontem, o presidente Donald Trump anunciou tarifas de 35% sobre produtos canadenses a partir de 1º de agosto, percentual superior aos 25% anteriormente estabelecidos. O presidente alegou barreiras comerciais injustas. A medida não se aplica a produtos dentro das regras do USMCA.
Ainda sobre o tema, Trump afirmou que pretende adotar tarifas de 15% a 20% sobre a maioria dos parceiros comerciais, acima dos 10% anunciados no Liberation Day, em abril.
Na agenda internacional de dados, no Reino Unido, o PIB caiu 0,1% M/M em maio, enquanto a produção industrial teve retração de 0,9% M/M.
Nos EUA, os dados fiscais de junho serão divulgados às 15h.
Cenário Brasil
Segundo os jornais, o governo analisa formas de responder aos EUA após o anúncio da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, mas deve aguardar até 1º de agosto para qualquer reação. Em entrevista à Record, Lula declarou que o Brasil poderá recorrer à OMC e aplicar tarifa de 50% caso não haja recuo da medida.
No campo fiscal, o deputado Arthur Lira apresentou parecer da reforma do IR, mantendo alíquota mínima de 10% para rendas mais altas e ampliando a faixa de isenção parcial para R$ 7.350, acima dos R$ 7 mil sugeridos inicialmente.
Hoje foi divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de maio, com resultado de 0,1% M/M, ligeiramente abaixo da projeção de 0,2% M/M do mercado. Já o crescimento anual, ficou em 3,6% A/A, acima do 3,4% A/A projetado pela mediana. O dado de abril foi revisado de 0,2% M/M para 0,4% M/M.