Hoje na Economia – 12/08/2025
Cenário Internacional
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prorrogou por mais 90 dias a trégua comercial com a China, que expiraria nesta terça-feira.
Trump também nomeou o economista E.J. Antoni como novo chefe do Bureau of Labor Statistics.
Na agenda de dados internacionais, o Reino Unido registrou taxa de desemprego de 4,7% em junho, em linha com a expectativa. Na Alemanha, o índice ZEW de situação atual de agosto ficou em -68,6 pontos, enquanto o de expectativas marcou 34,7 pontos. Na Zona do Euro, o ZEW de expectativas recuou para 25,1 pontos.
Ainda hoje, às 9h30, será divulgado o CPI de julho, com projeção da SulAmérica Investimentos de alta de 0,25% M/M para o índice cheio e 0,23% M/M para o núcleo. Ao longo do dia, estão previstos discursos de dirigentes do Fed e a divulgação do resultado fiscal do governo referente a julho.
Cenário Brasil
Segundo a imprensa, a reunião de ontem entre o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que tratou do plano de medidas de contingência das tarifas internacionais, terminou sem definição sobre a data de anúncio do pacote.
Ontem, o ministro Fernando Haddad informou que a reunião marcada para esta quarta-feira com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi cancelada, sem nova data definida.
Hoje, às 9h, será divulgado o IPCA de julho, com a mediana das projeções do mercado apontando alta de 0,36%.