Hoje na Economia – 12/12/2025

Hoje na Economia – 12/12/2025

Cenário Internacional

Na Alemanha, o CPI de novembro indicou variação de -0,2% M/M e 2,3% A/A. Já no Reino Unido, o PIB mensal caiu 0,1% M/M em outubro, enquanto a produção industrial subiu 1,1% M/M.

Cenário Brasil

Ontem, em entrevista, Flávio Bolsonaro reforçou que se porta como um Bolsonaro mais centrado/moderado, indicando que gostaria de dar continuidade a políticas adotadas por Paulo Guedes. Em caso de vitória, sinalizou políticas de redução de impostos.

Ainda no âmbito político, Gilberto Kassab, presidente do PSD, indicou que uma aliança com Flávio Bolsonaro não deve acontecer no primeiro turno. O jornal O Globo sustenta que Kassab deu início às articulações para viabilizar uma chapa encabeçada por Ratinho Jr e Romeu Zema, como vice. O jornal, por outro lado, também afirma que Ratinho vem sendo aconselhado por aliados a recuar da disputa nacional.

Por fim, a Folha de S.Paulo reporta que o governo deve deixar para 2026 a indicação dos dois novos diretores do Banco Central. O jornal menciona que o presidente Lula não teria batido o martelo sobre os nomes que serão escolhidos e que uma das possibilidades seria redirecionar Paulo Picchetti para a vaga de Diogo Guillen.

Hoje foi divulgado o volume de serviços, que avançou 0,3% M/M em outubro, em linha com a mediana do mercado.

Topo