Hoje na Economia – 15/01/2026
Cenário Internacional
O presidente Donald Trump sinalizou que, por ora, poderá adiar novos ataques contra o Irã após ser informado de que a repressão aos protestos no país teria sido interrompida.
No Japão, o PPI de dezembro variou 2,4% A/A, em linha com as expectativas. Já na Zona do Euro, a produção industrial de novembro avançou 0,7% M/M e 2,5% A/A, ambos acima das projeções.
Nos EUA, ainda hoje serão divulgados o Empire Manufacturing de janeiro, os pedidos semanais de seguro-desemprego e os preços de importação de novembro.
Cenário Brasil
No campo eleitoral, a imprensa relata que parte do bolsonarismo reagiu negativamente ao comentário feito pela esposa de Tarcísio de Freitas no vídeo publicado por Michelle Bolsonaro. Carlos e Eduardo Bolsonaro se manifestaram nas redes sociais demonstrando descontentamento com o episódio e, segundo o Estadão, aliados de Flávio Bolsonaro admitiram um clima de tensão entre ele e Michelle após a republicação do vídeo pela ex-primeira-dama.
Diante do bom desempenho de Flávio Bolsonaro nas pesquisas, o Metrópoles afirma que o centrão passou a reavaliar sua estratégia, enxergando a pré-candidatura do senador mais como uma possibilidade concreta e menos como uma manobra para livrar Jair Bolsonaro da prisão.
Por fim, a imprensa reporta que o governo brasileiro foi surpreendido pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender a emissão de vistos de imigração para o Brasil e outros países. A orientação, no entanto, tem sido de adotar cautela, em linha com a postura recente diante da imposição de uma tarifa adicional de 25% a países com relações comerciais com o Irã.
Hoje foi divulgada a Pesquisa Mensal de Comércio de novembro, que indicou alta de 1,0% M/M no varejo restrito e de 0,7% M/M na leitura ampliada, ambos acima das expectativas. Na margem, a alta foi disseminada, com sete das oito atividades pesquisadas registrando variação positiva.