Hoje na Economia – 15/07/2025

Hoje na Economia – 15/07/2025

Cenário Internacional

O CEO da Nvidia informou que retomará as vendas do chip H20 para a China, após conversa e aprovação do governo americano.
Nos dados divulgados durante a madrugada, na China, o PIB do 2º trimestre cresceu 5,2% A/A, acima da expectativa de 5,1% A/A, influenciado principalmente pelo desempenho da indústria, que avançou 6,8% A/A. Na Zona do Euro, a produção industrial de maio cresceu 1,7% M/M, superando a projeção de 1%.
Hoje, nos EUA, será divulgado o CPI de junho, com o mercado projetando alta de 0,3% M/M tanto no núcleo quanto no índice cheio.

Cenário Brasil

Está prevista para hoje uma reunião do governo com setores e empresários afetados pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA. A expectativa é que, após o encontro, fiquem mais claros os procedimentos a serem adotados, com um plano de ação conjunto entre setor público e privado. Nesse contexto, o vice-presidente Geraldo Alckmin negou que o governo esteja trabalhando com a possibilidade de extensão do prazo de negociação ou redução da tarifa para 30%.
Nesta terça-feira, deve ser votada na Câmara a PEC 66, enquanto a reforma do Imposto de Renda deve ser apreciada apenas na comissão especial na quarta-feira, ficando a análise em plenário para depois do recesso parlamentar.
Ontem, a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a imprensa, a expectativa no Supremo é que o processo esteja pronto para julgamento no início de setembro.
A agenda de dados está esvaziada.

Topo