Hoje na Economia – 16/07/2025
Cenário Internacional
A Bloomberg reportou que Kevin Hassett é o favorito para substituir Jerome Powell na presidência do Fed, embora Kevin Warsh também seja considerado com o mesmo peso. Já Christopher Waller estaria na parte inferior da lista de preferências. Ainda segundo a reportagem, Scott Bessent é avaliado como uma possibilidade, dado o reconhecimento de Trump sobre seu trabalho, mas não seria a primeira escolha.
O presidente Donald Trump anunciou que pretende impor tarifas sobre medicamentos até o fim de julho e, posteriormente, sobre semicondutores.
Ontem, o USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) abriu uma investigação sobre os ataques do Brasil às empresas de redes sociais americanas e outras práticas comerciais consideradas injustas.
Hoje, nos EUA, serão divulgados o PPI de junho, com projeção de alta de 0,2% M/M tanto no índice cheio quanto no núcleo, a produção industrial com expectativa de alta de 0,1% M/M, e o Livro Bege do Fed.
Cenário Brasil
Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 66, que altera as regras para o pagamento de precatórios por parte da União, estados e municípios. O texto agora segue para análise no Senado.
Também ontem, o governo realizou reuniões com o setor produtivo para discutir uma possível resposta às tarifas impostas pelos EUA. Empresários pediram que o governo brasileiro evite retaliações e sugeriram solicitar um adiamento de 90 dias para a entrada em vigor das tarifas.
Por fim, a pesquisa Quaest, divulgada na manhã de hoje, indicou uma melhora na avaliação do presidente Lula.
A agenda de dados está esvaziada.