Hoje na Economia – 20/05/2025
Cenário Internacional
Na China, o governo reduziu a taxa de juros de 1 ano de 3,10% para 3,00%, e a de 5 anos de 3,60% para 3,50%, confirmando as expectativas do mercado e sinalizando nova tentativa de estímulo à economia. Na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) de abril registrou deflação de 0,9% na comparação anual, abaixo da expectativa de -0,6%.
Ainda hoje, às 11h, será divulgado o índice de confiança do consumidor da Zona do Euro.
Cenário Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que já encaminhou ao presidente Lula um conjunto de medidas fiscais com o objetivo de garantir o cumprimento da meta de resultado primário de 2024. Segundo o ministro, as propostas serão detalhadas na próxima quinta-feira, dia 22, junto com a divulgação do relatório bimestral de receitas e despesas.
Ontem o ministério da Fazenda revisou as projeções para o crescimento do PIB deste ano, de 2,3% para 2,4%. Para a inflação de 2025, a estimativa também foi revisada, de 4,9% para 5%.
A Comissão Especial que analisa a proposta de reforma do Imposto de Renda realiza hoje sua primeira audiência pública. O primeiro a ser ouvido será o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto. A expectativa é que o relatório do projeto seja votado até o dia 15 de julho.
O Ministério da Agricultura confirmou que, após a identificação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, as exportações de frango e derivados estão suspensas para 16 países e para a União Europeia.
A agenda de hoje está esvaziada.