Hoje na Economia – 23/06/2025
Cenário Internacional
Durante o final de semana, os Estados Unidos intervieram no conflito entre Irã e Israel, realizando ataques às três principais instalações nucleares iranianas. As autoridades americanas afirmaram que o Irã havia transferido o urânio enriquecido desses locais nos dias anteriores.
Na agenda internacional de dados, o PMI de manufatura no Japão registrou 50,4 pontos, enquanto o de serviços alcançou 51,5. No Reino Unido, o PMI de manufatura ficou em 47,7 e o de serviços em 51,3. Já na Zona do Euro, o PMI de manufatura marcou 49,4 pontos, com o de serviços atingindo 50.
Ainda hoje, nos EUA, será divulgada a prévia do PMI, às 10h45. Às 11hrs será publicado as vendas de imóveis existentes.
Cenário Brasil
Em entrevista à Folha, Camilo Santana, ministro da Educação, diz ser contra cortes na área, defendendo a ampliação de gastos com educação, inclusive para universalizar o programa de bolsas do ensino médio, o Pé-de-Meia, a principal vitrine da atual gestão.
Pressionado pelo Congresso, o governo federal acelerou a liberação de emendas parlamentares. Até o último domingo, R$ 776 milhões foram reservados para pagamento, conforme dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop).
O Boletim Focus, divulgado hoje, registrou uma queda na projeção de inflação de 2025 de 5,25 para 5,24 e uma alteração no PIB de 2025, indo de 2,2 para 2,21.