Hoje na Economia – 25/03/2025

Hoje na Economia – 25/03/2025

Cenário Internacional

Ontem, o presidente Donald Trump introduziu “tarifas secundárias” contra países que negociarem petróleo e gás com a Venezuela, informando que poderão enfrentar tarifas de 25% sobre seu comércio com os EUA.

Autoridades do Banco Central Europeu indicaram que a decisão da próxima reunião de abril segue em aberto, diante das incertezas causadas por tensões comerciais globais e pelo aumento dos gastos com defesa na Europa.

Na agenda de dados divulgados durante a madrugada, o otimismo empresarial na Alemanha subiu, com o índice de expectativas do instituto IFO atingindo 87,7 em março, acima das previsões.

Nos Estados Unidos, a agenda de hoje traz, às 10h, a divulgação do índice de preços de casas, com expectativa de alta de 0,4%, e, às 11h, os dados de vendas de casas novas, cuja projeção de crescimento é de 3,5%.

 

Cenário Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira o julgamento para decidir se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Se a acusação for aceita pela Primeira Turma, será aberta uma ação penal e os denunciados vão se tornar réus no tribunal.

Ainda hoje, governadores irão se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O foco da reunião será entender como funcionará a compensação proposta pela União, garantindo que a medida não afete a arrecadação dos estados e municípios.

Na agenda de hoje, foi divulgada a Ata do Copom da semana passada, que elevou a taxa Selic de 13,25% para 14,25% ao ano. No documento, é detalhado como ocorreu a tomada de decisão do aumento de juros e as discussões que levaram o colegiado a prometer um novo aumento no próximo encontro, ainda que de menor magnitude.

Topo