Hoje na Economia – 26/03/2025

Hoje na Economia – 26/03/2025

Cenário Internacional

Segundo a Bloomberg, o presidente Trump deve implementar tarifas sobre a importação de cobre dentro de algumas semanas, bem antes do prazo oficial de 270 dias que o presidente havia dado ao seu Departamento de Comércio para apresentação de relatório sobre o tema.

Ontem foi anunciado que a Rússia e Ucrânia concordaram com um cessar-fogo no Mar Negro, após três dias de negociações técnicas na Arábia Saudita. 

No Japão, o PPI de serviços subiu 3,0% A/A em fevereiro, abaixo da expectativa de 3,1%. No Reino Unido, o CPI avançou 0,4% M/M, abaixo da mediana de 0,5%, e 2,8% A/A, frente à projeção de 3,0%. O núcleo da inflação subiu 3,5% A/A abaixo da expectativa de 3,6%, enquanto o indicador de serviços registrou alta de 5,0% A/A.Na agenda de hoje nos Estados Unidos, às 9h30, serão divulgados os dados preliminares das encomendas de bens duráveis de fevereiro.

 

Cenário Brasil

Ontem, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal iniciou a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão final ocorre em sessão prevista para começar às 9h30 de hoje.

No âmbito tributário, o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, afirmou que a reforma do Imposto de Renda irá gerar uma perda de arrecadação inferior a R$ 5 bilhões por ano para estados e municípios.

No campo creditício, o novo crédito consignado chegou a mais de R$340 milhões em concessões entre sexta-feira e terça-feira. O novo crédito, no momento, está sendo concedido apenas por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas a partir de abril, deve chegar aos canais próprios dos bancos.

Na agenda de hoje, às 8h30 foi divulgado o Balanço de Pagamentos de fevereiro, com o déficit em conta corrente de USD 8,8 bilhões e investimento estrangeiro direto de USD 9,3 bilhões.

Topo