Hoje na Economia – 28/04/2025

Hoje na Economia – 28/04/2025

Cenário Internacional

Donald Trump afirmou no final de semana que a arrecadação proveniente das tarifas poderá viabilizar a redução do imposto de renda, especialmente para aqueles que ganham até USD 200 mil por ano.

Trump e o presidente da Ucrânia, Zelensky, se encontraram no Vaticano, durante o funeral do Papa Francisco. A conversa foi classificada pela Casa Branca como “muito produtiva” e foi seguida por críticas de Trump ao presidente russo, Vladimir Putin, questionando seu real interesse pela paz e ameaçando novas sanções à Rússia.

A China voltou a negar que esteja em negociações sobre tarifas com os EUA, enquanto o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que não discutiu o tema com a delegação chinesa durante o evento do FMI na semana passada.

Na agenda de dados, na China, os lucros industriais subiram 2,8% A/A em março, muito abaixo da projeção de 11,4% A/A. Ainda hoje, às 11h30, será divulgado nos EUA o índice de atividade manufatureira do Fed de Dallas.

Cenário Brasil

A Câmara dos Deputados pode votar hoje um projeto de lei que viabiliza a criação permanente do fundo privado de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, autorizando a participação da União no fundo, o que abriria espaço para novos gastos fora do Orçamento. O presidente do TCU, Vital do Rêgo, recomendou que a tramitação aguarde o resultado da auditoria da Corte sobre fundos privados e pretende tratar do tema esta semana com os presidentes da Câmara e do Senado.

Além disso, os jornais reportam que o presidente Lula tem adotado um tom de cautela sobre as denúncias de fraude no INSS, considerando, até o momento, que não há elementos suficientes para justificar a saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Em meio ao temor de uma inundação de produtos chineses no Brasil devido à guerra comercial entre China e EUA, a Folha de São Paulo informa que a Camex, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), estuda a adoção de mecanismos emergenciais de proteção comercial para a indústria brasileira.

 

Topo