Hoje na Economia – 28/07/2025

Hoje na Economia – 28/07/2025

Cenário Internacional

 

Ontem, Estados Unidos e União Europeia chegaram a um acordo que prevê a aplicação de tarifa de 15%, em vez dos 30% anunciados anteriormente. A nova alíquota incide sobre automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, enquanto o aço e o alumínio permanecem com sobretaxa de 50%.

Ainda no tema comercial, Donald Trump reiterou que o prazo de 1º de agosto para entrada em vigor das tarifas está mantido e não será adiado.

Segundo fontes, Estados Unidos e China devem estender a trégua tarifária entre os dois países por mais 90 dias. O atual acordo expiraria em 12 de agosto, mas, se confirmado, a suspensão será prorrogada até pelo menos 12 de novembro.

Nos EUA, será divulgado hoje o índice de atividade manufatureira do Fed de Dallas referente ao mês de julho.

 


Cenário Brasil

 

O governo federal prepara um conjunto de ações para mitigar os efeitos da tarifa. De acordo com a imprensa, o pacote deve incluir crédito subsidiado, compras públicas de produtos impactados e a criação de um fundo privado emergencial para apoio às empresas, além de medidas voltadas à preservação de empregos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia impor novas sanções contra autoridades do governo brasileiro, em especial aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), utilizando a Lei Magnitsky.

Hoje foi divulgado nesta manhã o Relatório Focus, que trouxe poucas alterações nas projeções de inflação. Ao longo do dia, também será publicado o Relatório Mensal da Dívida referente ao mês de junho.

Topo